-

-

-

-

-

-
RSS

Os esportes



Pense em esportes no Canadá e você provavelmente pensará em hóquei. Alguns dos mais conhecidos jogadores de hóquei do mundo são canadenses e o hóquei é hoje o esporte que mais atrai os espectadores, e um dos esportes de recreação mais amplamente praticados.
Peça aos jovens para enumerarem as suas preferências esportivas e um quadro muito maior vai aparecer. Aqueles entre 13 e 24 anos citam a natação, o esqui cross-country e o esqui alpino, o beisebol, o tênis, o basquete. Os canadenses encaram o esporte como parte integrante de uma vida ativa e saudável.

Os esportes de inverno

Mais de 450.000 jovens participam de ligas organizadas de hóquei e muitos outros jogam nas ruas, lagos e rinques de patinação. Muitos sonham em entrar para a Liga Nacional de Hóquei (LNH), uma liga profissional de 23 times norte-americanos, sendo oito canadenses, das cidades de Calgary, Edmonton, Montreal, Otawa, Quebec, Toronto, Vancouver e Winnipeg.
Embora muitos times estejam localizados nos Estados Unidos, a maioria dos jogadores da LNH são canadenses. A temporada de hóquei da LNH vai de outubro a junho e é concluída por uma partida decisiva entre os melhores pela Copa Stanley, um troféu que simboliza a supremacia do hóquei na América do Norte. A temporada de 1992-93 marcou a centésima premiação da Copa Stanley.
Os canadenses saíram-se extremamente bem em competições internacionais de hóquei: de 1990 a 1994, o Men's Junior National Team venceu o campeonato Nacional de Juniores, ganhando quatro entre cinco vezes; o Men's National Team levou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992 e 1994 e o Women's National Team ganhou os campeonatos de 1990, 1992 e 1994.
O esqui - cross-country ou alpino - é um esporte que conquistou o coração dos canadenses. O país exibe centenas de áreas de esqui, incluindo lugares mundialmente conhecidos, como Banff, em Alberta e Whisler, na Colúmbia Britânica, assim como possui uma abundância de trilhas de esqui cross-country. Em competições internacionais, os esquiadores canadenses se sobressaíram nos últimos anos no circuito de Copa Mundial e nos Jogos Olímpicos de Inverno. Em 1993, Kerrin Lee-Gartner fez a performance de sua carreira, levando a medalha de ouro nas Olimpíadas de Albertville. Kate Pace continuou a trilha de sucesso, levando uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de 1993 e ficando em segundo lugar na Copa Mundial de esqui alpino de 1994.
O Canadá também se sobressai na patinação artística. Uma vasta rede de clubes de patinação artística por todo o país tem produzido uma longa lista de medalhistas mundiais e olímpicos, de Barbara Ann Scott e Elizabeth Manley a Toller Cranston e Kurt Browning. Dentre os últimos canadenses a se sobressaírem na patinação artística internacional estão Elvis Stojko, que ganhou uma medalha de prata nos Jogos de Lillehammer e uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de 1994, e as duplas Isabelle Brasseur e Lloyd Eisler, que ganharam medalha de prata em 1994, no Campeonato Mundial e medalha de bronze na Olimpíadas de Inverno de Albertville e Lillehammer. Sendo um esporte de espectadores, a patinação artística vem cada vez mais crescendo em popularidade durante os últimos anos.
Embora não tão largamente praticado como a patinação artística, a patinação de velocidade fez o maior atleta canadense das Olimpíadas de Inverno, Gaétan Boucher, o vencedor de duas medalhas de ouro e uma de bronze nas Olimpíadas de 1984. Os patinadores de corrida mostraram a sua habilidade nas Olimpíadas de Lillehammer de 1994, quando levaram uma medalha de bronze e três medalhas de prata.
Um esporte relativamente novo, que tem atraído uma grande legião no Canadá é o ringette: mais de 50 000 competidores jogam em cerca de 2 500 times. Jogado principalmente por mulheres, o ringette é semelhante ao hóquei, sendo praticado no gelo, com patins, tacos e um anel de borracha.
O biathlon é um esporte exigente, que integra as disciplinas do esqui cross-country e a caça. A canadense Myrian Bédard dominou as provas de 7,5 Km e 15 Km nas Olimpíadas de Lillehammer, ganhando duas medalhas de ouro.

A variedade dos esportes

O mito de que os canadenses vivem ligados ao gelo e à neve durante a maior parte do ano cai facilmente por terra quando se vê a variedade de esportes de verão praticados no Canadá. Eles incluem a natação, vela, windsurf, remo, esportes de salão e de campo, tênis, futebol, rugby, hóquei na grama, golfe e muitos outros.
A natação não é apenas um dos esportes recreativos mais populares do Canadá, é também uma competição de grande importância para os atletas canadenses nas competições internacionais. Os canadenses ganharam mais de 50 medalhas olímpicas desde os jogos de verão de 1912, em Estocolmo, e bateram inúmeros recordes mundiais. Nos Jogos Olímpicos de Verão de Barcelona de 1992, o nadador Mark Tewksbury ganhou uma medalha de ouro na prova dos 100 metros nado costas, estabelecendo um recorde mundial.
O Canadá também tem sido líder no nado sincronizado, desde que o esporte se iniciou há mais de 50 anos. O nado sincronizado ganhou pleno status de medalha nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, quando Carolyn Waldo ganhou duas medalhas de ouro para o Canadá. Nos Jogos de Barcelona de 1992, Silvie Fréchette ganhou a medalha de ouro, enquanto que a dupla Penny e Vicky Vilagos ganhou a de prata.
O remo também desfruta de uma recente ascensão na sua popularidade no Canadá, depois de um tremendo sucesso no circuito internacional. O Canadá ganhou 4 medalhas de ouro e uma de bronze no remo durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, a sua melhor performance em Olimpíadas.
O futebol, o esporte mais popular do mundo (chamado soccer no Canadá) é hoje defendido no país por uma grande quantidade de jovens e uma liga profissional.
Em termos de apreciação do público, o beisebol profissional e o futebol americano disputam com o hóquei o primeiro lugar. A Liga de Futebol Canadense (LFC) tem times de Calgary, Edmonton, Hamilton, Otawa, Regina, Toronto, Vancouver e Winnipeg. A Grey Cup anual entre os dois times principais da liga competindo pelo campeonato é tradicionalmente um dos eventos esportivos de maior audiência do Canadá.
As importantes ligas de times de beisebol de Montreal e Toronto atraem milhões de espectadores a cada temporada. Em 1992, o Toronto Blue Jays levou o título de World Series pela primeira vez, o que também marcou a primeira vez que o World Series era vencido por um time de fora dos Estados Unidos. Mais uma vez, em 1993, o Blue Jays vence o World Series. O beisebol e o softball são esportes de recreação muito apreciados no Canadá, com inúmeros times e ligas locais jogando no verão e no outono.

O papel internacional

Com mais de 60 times nacionais participando de competições internacionais, o Canadá é rico em habilidade esportiva técnica e administrativa, que é compartilhada com outros países através de programas e intercâmbio.
O Canadá tem sediado quase todos os grandes eventos esportivos internacionais: as Olimpíadas de Inverno e Verão, os Jogos da Comunidade Britânica, os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Universitários Mundiais. A cidade de Winnipeg sediou os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Cidade de Quebec está na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.
O Canadá também tem um importante papel nos Jogos Paraolímpicos: as Paraolimpíadas de verão de 1976 foram realizadas em Toronto. Nos Jogos Paraolímpicos de Barcelona de 1992, os atletas canadenses obtiveram notáveis resultados, participando de 11 entre 15 modalidades esportivas e ficando em sexto lugar entre 96 países.
O governo federal apóia o esporte no mundo todo, através de ajuda financeira para competições internacionais realizadas no Canadá e através de programas que promovam as relações esportivas internacionais como um meio de fortalecer os laços entre os povos.

O futuro

O esporte sempre desempenhou um importante papel na vida dos canadenses, mas só recentemente tornou-se uma nação esportiva, estando entre as 15 maiores. Seus competidores de primeira linha e as iniciativas esportivas internacionais, como a participação no movimento para aumentar as oportunidades dos atletas portadores de deficiências físicas e a luta contra o doping no esporte, têm garantido ao país um papel de liderança.
O Canadá continua a promover o esporte visando o bem-estar individual e comunitário e o empenho esportivo internacional como um meio de transcender as diferenças políticas, culturais e religiosas entre os povos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

6 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo os esportes tradicional do canadá não sejam nem um pouco parecido com os esportes brasileiros, percebe-se que eles tratam o esporte seriamente para que seja uma parte essencial da vida deles, tratando assim para que o esporte seja uma fonte de saude para o ser humano. Temos ultimamente que o destaque dos esportes do canadá não são só no gelo, ultimamente no panorama de lutas temos o grande destaque de George St. Pierre, um dos maiores lutadores do mundo no tipo MMA, sendo comparado as vezes até com Anderson Silva e Jon Jones. Vendo assim, pode-se perceber que o canadá é uma grande potencia em esporte de inverno e começa a se tornar um país que mesmo que pouco, já tem destaque em alguns esportes de verão.

Nayanna disse...

Os canadenses encaram o esporte como parte integrante de uma vida perfeita e saudável. E o mito de que os canadenses vivem ligados ao gelo e à neve durante a maior parte do ano cai facilmente por terra quando se vê a variedade de esportes de verão praticados no Canadá.

Unknown disse...

Tá aí gostei dessas noticias no blog, achei super interessante, tem informações que eu nem sabia, muito muito bom mesmo. Adorei!!!

Anônimo disse...

A forma de vida ani-sedentária que eles levam deveria ser levada em conta em todos os países, diminuindo assim, as mortes causadas pela obesidade, diabetes entre outras que acabam matando milhões de pessoas pelo mundo.

Unknown disse...

Bem interessante já que os esportes oficiais nacionais do Canadá são o hóquei no gelo no inverno e lacrosse no verão.

Alan Ribeiro disse...

Certamente o Canadá ficaria em melhor posição no ranking se houvessem esportes de neve no Pan-Americano, ou seja, o Canadá investe muito mais em esportes de neve.